Biblioteca Comunitária do CAMAR recebe oficina Floresça Mariana, ministrada por Hebe Rola


01/10/2015 às 07h45

Nesta última quarta-feira (30), a Biblioteca Comunitária Hebe Rola , loclaizada no CAMAR – Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis, recebeu a visita de sua madrinha para uma manhã cheia de cores e beleza e de encontro entre pessoas, leitura e poesia. A oficina “Floresça Mariana”, ministrada por Dona Hebe Rola, com participação dos membros do Camar, foi a primeira a ser realizada nos Pontos de Leitura que integram o projeto Loucos por Leitura, nesta nova etapa que se inicia, agora.

Na oficina, os participantes declamaram, cantaram, contaram causos e experiências. Além disto, plantaram flores que cuidarão daqui em diante. A oficina foi abraçada por todos e o que seria um encontro já está se desdobrando em outras ações por iniciativa dos próprios membros da Camar, como trazer a família para as próximas ações que serão realizadas.

A oficina “Floresça Mariana” circulará pelos outros Pontos de Leitura até o final do ano. O projeto Loucos por Leitura recebe sugestões de pessoas que queiram desenvolver atividades voluntárias na Rede de Pontos de Leitura.

 

Floresça Mariana

O projeto Floresça Mariana – uma flor em cada janela, um livro em cada mão, pretende-se integrar literatura e ecologia, promover a leitura visando a valorização do meio ambiente, pelo estudo e criação de textos literários que sensibilizem e contemplem a relação dos moradores com a cidade de Mariana.

Nos lares marianenses a dinâmica com a água mudou, o cultivo das letras e artes, rareou, assim como hortas e jardins. Este projeto é a uma tentativa de “replantar” esses hábitos. Propomos a combinação dos cultivos e divulgação das experiências literárias e artísticas aos conhecimentos dos cultores do solo. Alertamos para o valor da água e o potencial nutricional dos produtos colhidos em casa, livres de agrotóxicos. Orientamos sobre consumo consciente de água, economia sustentável e o valor inigualável da leitura e da escrita como fontes de conhecimento, esclarecimento, lazer e “viagem da imaginação”. Tentamos tornar o manuseio da terra e das letras uma prática agradável e exitosa; promover a interação do homem das letras e do homem das hortas e jardins; experimentar o plantio do “cheiro verde”, de flores e participar de debates e movimentos em favor do reflorescimento.

O projeto “Floresça Mariana” tem como parceiros: UFOP, Museu Casa Alphonsus de Guimarães, Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil, Casa de Cultura

e Escolas da rede municipal, estadual e particular de Mariana.

 

O que são os Pontos de Leitura?

As bibliotecas escolares, comunitárias e espaços criativos de leitura que promovam a difusão da leitura, contribuindo para ampliar qualitativamente o acesso de crianças e jovens ao livro e a leitura de forma lúdica e prazerosa.

Projeto Loucos por Leitura

O projeto Loucos por Leitura é uma iniciativa do Clube Osquindô e da Osquindoteca em parceria com a Rede de Pontos de Leitura do projeto que compreende dez pontos, no município de Mariana.

Acompanhe a nossa página no Facebook: www.facebook.com/LoucosporLeituraosquindoteca.


Voltar

Confira também: