LEIA MARIANA! Clube Osquindô e a Rede Loucos por Leitura iniciam mobilização para fortalecer Pontos de Leitura em Bairros e Distritos de Mariana


14/07/2016 às 11h02

A partir 14 de julho, terá início a mobilização LEIA MARIANA. O objetivo é fortalecer os onze Pontos de Leitura formados por bibliotecas e espaços comunitários e escolares em diversos bairros e distritos de Mariana e que formam a Rede de Pontos de Leitura, do programa Louco por Leitura. No período de três meses, a iniciativa pretende reunir dez mil livros literários voltados para crianças e jovens e aprimorar a atuação dos diversos pontos de leitura para onde os livros serão destinados, incluindo a formação de mediadores de leitura.

A proposta teve origem em 2014 com a realização de primeira campanha que resultou na doação de 3.700 livros pela comunidade, e que foram direcionados para os diversos pontos participantes. Estes livros foram fundamentais para a formação da Rede de Pontos de Leitura, que atualmente, mantém a articulação entre os diversos espaços e trabalha para construir coletivamente soluções que ampliem e qualifiquem o acesso de crianças e jovens ao livro e à leitura.

Os Pontos de Leitura atualmente articulados no municípios são: Espaço Monteiro Lobato, (Escola M. CEMPA, Bairro São Sebastião/Colina); Biblioteca Escolar Olímpia Cota (Escola M. Sinhô Machado, distrito de Santa Rita Durão);Biblioteca Escolar Alphonsus Guimarães (Escola M. Dom Oscar de Oliveira, Bairro Santa Rita de Cássia);Espaço Escolar Cantinhos de Leitura (Escola M. Passagem de Mariana);Biblioteca Escolar Wilson Pimenta (Escola M. Wilson Pimenta, Bairro Santo Antônio);Biblioteca Escolar Monsenhor José Cota (Escola M. Monsenhor José Cota, Bairro Cabanas); Biblioteca Escolar (Escola Municipal de Paracatu de Baixo); Biblioteca Hebe Rola da CAMAR – Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (Bairro São Cristóvão);Biblioteca Doce Leitura do Projeto Alferes (Bairro Santo Antônio);Biblioteca Comunitária Professor José Arnaldo do Gabinete do Vereador Cristiano (Rua Wenceslau Braz) eOsquindoteca – Clube Osquindô (Passagem de Mariana). A Rede Loucos Por Leitura está aberta a todos que desejam participar  e desenvolver ações de leitura em seu bairro ou distrito.

As doações podem ser realizadas nos próprios Pontos de Leitura, assim como, nos seguintes parceiros:
Câmara Municipal de Mariana (Praça Minas Gerais);
Sesi Mariana (Rua Frei Durão, 22 – Centro);
Secretaria de Cultura e Turismo / CAT (Rua Direita, 93 – Centro);
Secretaria Municipal de Educação (Rua Bom Jesus – Centro ou Barro Preto);
Cooperouro (Unidade em Mariana);
Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana (nos locais das atividades/programação do Festival);
Campi da UFOP (itinerante e em datas alternadas)

Mais informações:

fb.com.br/osquindoteca.osquindo
 www.osquindo.com.br
 (31) 3557-5260.

 


Voltar

Confira também: